Tipos de Alergia e seus tratamentos
A alergia é uma reação do organismo causada pelo contato a elementos, aparentemente inocentes, chamados de alérgenos.

Coceiras, coriza, espirros, irritabilidade nos olhos, entre outros sintomas são indícios de alergia, que pode surgir através da inalação, do contato com a pele ou a partir da ingestão de um alimento específico.
O sistema imunológico de nosso organismo é responsável pela defesa de qualquer tipo de invasor, seja eles classificado como bactérias, vírus ou parasitas. O corpo tem duas formas de reação, uma é a inflamatória e a outra é alérgica.

A alergia pode se manifestar pelas vias respiratórias na forma de rinites, sinusites, e asma brônquica, bem como na pele na forma de dermatites, sendo denominada como eczema ou dermatite atópica, que significa “a herança de uma inflamação na pele”. Por incrível que pareça, a alergia é sim uma doença hereditária, que é desenvolvida a partir do momento que o organismo é estimulado por alguma substância.

As mudanças na pele
são notáveis por qualquer pessoa e podem inclusive ser constrangedoras para quem tem a doença, as descamações, manchas vermelhas e prurido intenso são muito freqüentes.



Como tratar a alergia da pele?

Para um tratamento eficaz de alergia da pele é necessário um diagnóstico preciso da doença, feito por um médico dermatologista ou imunologista. Somente um profissional capacitado poderá indicar o melhor tratamento.
Qualquer descuido com a pele, principalmente a automedicação pode aumentar as chances de piorar o quadro clínico (e estético).

Normalmente o tratamento é consiste na hidratação medicamentosa da pele e no uso de medicações tópicas esteróides e/ou não esteróides na tentativa de controlar a resposta do sistema imunológico da pele.  Em casos mais severos, no entanto, é necessário uso de medicamentos orais como anti-histamínicos, na intenção de reduzir o prurido, imunossupressores, antibióticos e biológicos.

Como prevenir a alergia?
De forma geral, as alergias podem ser prevenidas com o tratamento do ambiente que deve ser limpo e arejado eliminando as possibilidades de concentração de poeira e ácaros.
Hidratação constante da pele, com uso de sabonetes e cremes hidratantes, redução do número e tempo do banho.
Manter uma alimentação saudável, ingerindo frutas e verduras, e água em abundância também é um diferencial para o controle desta afecção.

Qual é a parte do corpo mais sensível a alergia?
Não existe regra.
Os bebes são mais atingidos nas bochechas, os adultos nas dobras do corpo (cotovelos e joelhos), mas as manchas avermelhadas e papúlas podem aparecer nas mãos, nos pés, nas costas, nos braços, etc.
O contato prolongado com os alérgenos podem ocasionar: dermatoses, eczemas, edema e urticária.


Rua Sampaio Viana, 253 - cj. 123 - Paraíso - CEP. 04004-000 - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3926-3713 - Fax: (11) 3052-1596
Convert Marketing - Assessoria de Marketing DigitalD'Aurea Machado - Clínica de Dermatologia Integrada da Pele
Copyrights © 2013. All rights reserved. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização.