Queda de cabelos


O fio de cabelo é formado por várias partes:

O bulbo fica ligado à camada intermediária da pele chamada derme.
O músculo ao lado prende o bulbo para manter a fixação do fio, e na parte interna inferior está a papila, que é a porta para o fio de cabelo receber nutrientes. Já o bulge completa a estrutura com um depósito de células-tronco.

A queda de cabelo tem causas internas e genéticas.  
Para as causas internas ressaltamos: infecções, medicações, intervenções cirúrgicas prolongadas, pós-parto, alterações endócrinas, emagrecimento, deficiência de ferro ou zinco, estados tensionais prolongados e suspensão de contraceptivos orais. As genéticas, conhecidas como Alopecia Androgenética, é determinada pelo gene e influenciada pelo hormônio masculino. Afeta mais o sexo masculino, mas também pode acometer o sexo feminino onde as causas são mais complexas.

A queda de cabelo pode estar acompanhada de descamação no couro cabeludo e coceira, fatores estes que devem ser tratados. É importante que o tratamento seja feito desde o início para evitar o afinamento progressivo dos fios.

Quando devo procurar um dermatologista?
Quando a perda de cabelo for exagerada.
O cabelo nasce, cresce e cai e por volta de 02 a cada 10 fios de cabelo estão prestes a cair.
O cabelo tem duração máxima de até 07 anos, depois ele passa por uma nova fase onde a raiz do cabelo diminui e ele cai. Logo em seguida um novo fio nasce no mesmo lugar iniciando pela papila.
Sendo assim, verifique se existe muito cabelo nos lugares por onde passa, principalmente no travesseiro, na cama, no carro, na blusa, etc..

Como é feito o diagnóstico?
É realizada uma avaliação clínica do cabelo e do couro cabeludo a fim de detectar as alterações existentes nos mesmos. Muitas vezes é necessário exame laboratorial para diagnósticos específicos.

Como é feito o tratamento para queda de cabelo?
O tratamento clínico capilar é de extrema importância. Geralmente é feito com a utilização de medicamentos tópicos, tais como shampoos e loções capilares, ou medicamentos de uso oral, que podem ser específicos ou visando um restabelecimento do equilíbrio em geral.

Posso mudar a alimentação para prevenir a calvície?
A alimentação vai ajudar a manter os cabelos saudáveis. As proteínas são as principais substâncias que compõe os fios. Sendo assim, alimentos como soja e carne vermelha são os mais indicados.

Grãos integrais e frutos do mar podem completar o cardápio para evitar a ausência de zinco, substância que pode afinar o cabelo. As vitaminas do complexo B não podem ficar de fora, estão presentes no leite e nos legumes.


Rua Sampaio Viana, 253 - cj. 123 - Paraíso - CEP. 04004-000 - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3926-3713 - Fax: (11) 3052-1596
Convert Marketing - Assessoria de Marketing DigitalD'Aurea Machado - Clínica de Dermatologia Integrada da Pele
Copyrights © 2013. All rights reserved. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização.