Dermatologia Infantil
Já levou seu filho em uma Clínica de Dermatologia Infantil?

Dermatologia Infantil
 Criança feliz e protegida!
Quantas vezes você se viu apavorada diante de uma manchinha branca na unha de seu filho ou uma marca estranha na pele?  Alguns bebês nascem com um tipo de acne, outros com crostinhas no couro cabeludo. O que deve-se fazer em relação a esses problemas?

A acne é uma doença hereditária, inflamatória do folículo pilo-sebáceo, que aparece através de estímulos hormonais. No recém-nascido, geralmente, pelo leite materno, há passagem desses hormônios. Apesar de ser uma doença passageira, deve ser tratada, devido à possibilidade no futuro de causar cicatrizes na pele. Casos isolados de acne em crianças maiores, que permanecem com esse estímulo, devem se investigados laboratorialmente com o especialista. 

As crostinhas no couro cabeludo também são conhecidas como crostas lácteas. É uma doença do folículo pilo-sebáceo, que ocorre nos primeiros dias de vida, desaparecendo em alguns meses. Não requer tratamento específico. A higiene, com óleo mineral, geralmente remove essas lesões. Nos casos severos e persistentes, o uso de xampu anti-caspa pode ser utilizado com sucesso.

Que problemas de pele, as crianças de 1 a 5 anos apresentam?
As caspas persistentes ou dermatite seborréica é uma doença muito comum no adulto, mas que pode iniciar na infância. A causa é familiar. Dependendo da gravidade e grau de comprometimento o uso de xampu anti-caspa pode ser utilizado com boa resposta. Nos casos severos, o especialista deve ser recomendado, devido complexidade no tratamento.

A micose no couro cabeludo (ou “tinha capitis”), é uma doença cuja causa é fúngica. Há fungos de origem vegetal, animal e do próprio homem. Na criança, a forma mais comum de transmissão ocorre pelo animal, geralmente cães doentes. São lesões com diminuição de pêlos, aspecto anular, único, em que os cabelos apresentam tonsurados (sensação tátil de barba por fazer).

Outra forma de micose pouco comum é a contaminação que ocorre em alguns salões de cabeleireiros. Neste caso, o agente responsável é o fungo do próprio homem (antropofílico) e as lesões são inúmeras, com várias áreas sem pêlo.

Como cuidar de uma criança com catapora?
A catapora é uma doença causada pelo vírus ”herpes varicelae”. A doença é transmitida dois dias antes e durante todo o período da formação da vesícula (bolha). A crosta é a parte final da doença e não causa contágio.

A higiene na fase aguda, na presença das vesículas, é muito importante. Não há necessidade de usar anti-sépticos como prevenção das infecções.  A pasta d’água, muito utilizada, tem ação secativa das bolhas e também calmante, quando a pele está coçando.

Crianças de 0 a 5 anos têm frieiras?
As frieiras podem aparecer nos pacientes que apresentarem micoses interdigitais (entre os dedos) e não há idade para ocorrer.

Meninas de 4, 5 anos podem usar maquiagem e esmalte? De que tipo?
Os cosméticos modernos, geralmente, são hipoalergênicos. A maquiagem usada tanto no adulto quanto na criança contém o mesmo componente, mas em concentração menor. O uso exagerado dessas substâncias, em produtos de qualidade duvidosa, pode causar na pele obstrução, irritação e sensibilidade.

Quais os melhores sabonetes para bebês e para os de 1 a 5 anos?
A criança, de uma maneira geral, não tem glândulas sebáceas (gordura) desenvolvidas. Os sabonetes infantis mais adequados devem conter pouca concentração de detergentes. O sabonete de barra, geralmente, contém PH básico. Os líquidos próximos do PH neutro. A nossa pele é ácida e, portanto, em ambos haverá remoção da gordura da pele. O importante é selecionar pela qualidade do produto, aplicar o mínimo possível no banho e quando os bebês lavarem-se na banheira, não esquecer de enxaguar a pele.

Furar a orelha pode provocar algum problema? Que cuidados que os pais devem ter?
O hábito de furar a orelha é muito antigo. Máquinas modernas, hoje em dia, fazem a técnica de perfuração ser praticamente indolor. O local e a higiene do material são muito importantes. A hepatite B pode ser transmitida se esses cuidados não forem observados.

As unhas infantis podem apresentar manchas? De que tipo?
As manchas brancas sobre a unha, também conhecidas como as 'manchinhas dos mentirosos`, é uma lesão muito comum, principalmente nas crianças e adultos desastrados. A causa mais comum é por pequenos traumatismos no local (prender os dedos na gaveta, portas etc). Com o advento do computador e o freqüente uso das teclas é comum observarmos também essas manchinhas.


Rua Sampaio Viana, 253 - cj. 123 - Paraíso - CEP. 04004-000 - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3926-3713 - Fax: (11) 3052-1596
Convert Marketing - Assessoria de Marketing DigitalD'Aurea Machado - Clínica de Dermatologia Integrada da Pele
Copyrights © 2013. All rights reserved. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização.